Um estudo revelou que comer uma pequena porção de nozes, castanhas e outras oleaginosas diariamente podem fazer muito bem ao coração, reduzindo os riscos de doenças cardiovasculares. A pesquisa foi publicada no final do ano passado, pelo Journal of the American College of Cardiology.
Os pesquisadores acompanharam mais de duzentas mil pessoas pelo período de 32 anos, utilizando como base, questionários que eram realizados a cada dois anos. Informações sobre o estilo de vida e hábitos alimentares, assim como o histórico de saúde estavam entre os dados que ajudaram os cientistas na descoberta.
Após análise, os médicos observaram que os voluntários que incluiam nozes e alimentos do gênero em sua dieta diária tinham 15% a menos de risco de desenvolver doenças cardiovasculares. O risco também foi reduzido em 23% para doença arterial coronária.
“Nossas descobertas reforçam as recomendações de alimentação saudável que sugerem uma maior ingestão de variedades de nozes e castanhas a fim de reduzir o risco de doenças crônicas“, explica Marta Guasch-Ferre, nutricionista da Universidade de Harvard e principal autora do estudo.
Nozes e castanhas dos mais diferentes tipos – amêndoas, avelãs, amendoim, pistache, entre outras – são verdadeiras fontes de energia e estão em um grupo especial: os superalimentos, compostos alimentares ricos em antioxidantes, proteínas, minerais e fibras.
Fonte: Veja
Nenhum comentário