Dor de cabeça intensa que pode causar náuseas e vômitos. Estes são alguns dos sintomas associados à enxaqueca, mal que atinge 30 milhões de brasileiros e que de acordo com uma recente pesquisa pode ser sinal de AVC e infarto.
O estudo, realizado por duas universidades – a dinamarquesa Aarhus e a americana Stanford – analisaram dados de pacientes que sofriam de enxaqueca e de pessoas livres da doença por dezoito anos, com o objetivo de compreender a relação da forte dor de cabeça com outras doenças. Para o estudo comparativo, também foram considerados fatores como idade, sexo, índice de massa corpórea, assim como hábitos e estilo de vida.
Após análise e cruzamento de dados, os cientistas verificaram que:
– a cada mil pessoas que sofriam de enxaqueca, 25 tiveram um ataque cardíaco contra 17 dentre os mil que não tinham enxaqueca;
– a cada mil pessoas portadoras da cefaléia, 45 tiveram um acidente vascular cerebral isquêmico, em comparação à 25 dentre os mil que não sofriam de enxaqueca;
– a cada mil pessoas com enxaqueca, 47 desenvolveram fibrilação atrial (arritmia que pode desencadear o AVC), em comparação a 34 dentre os mil que não tinham a doença.
A pesquisa ainda identificou que mulheres e pessoas hipersensíveis à luminosidade, durante uma crise de enxaqueca teriam maiores chances de ter ataques do coração e outras complicações.
No entanto, segundo os autores, a descoberta não é um resultado final, possibilitando novos enfoques como “determinar se estratégias de prevenção em pacientes com enxaqueca podem reduzir a carga de doenças cardiovasculares”.
Aproveitamos para lembrar que a Nucleomed realiza exames e procedimentos para o diagnóstico precoce do AVC e infarto. Converse com seu médico e agende seu exame com a gente!
Fonte: Saúde (Abril)
Nenhum comentário