O dia 14 de novembro é lembrado como o Dia Mundial das Diabetes. A data, oficializada pela ONU em 2007, é uma iniciativa da Federação Internacional de Diabetes em parceria com a Organização Mundial da Saúde, motivada pela preocupação das organizações com o aumento de casos da doença nos anos 1990.
Campanhas para o controle e diagnóstico das diabetes são necessárias frente ao crescimento da doença nos últimos anos. Pesquisas indicam que a expectativa é que em 2040, cerca de 640 milhões de pessoas no mundo desenvolvam diabetes, que atualmente é a quarta doença que mais mata no Brasil.
A doença crônica impossibilita a produção de insulina (produzida no pâncreas) no organismo, provocando um aumento da glicose na corrente sanguínea. A principal função do hormônio é ajudar na absorção da glicose e controlar os níveis de açúcar no sangue, sendo assim, a ausência ou insuficiência de insulina resulta em diabetes.
Embora as estatísticas para os próximos vinte anos sejam bastante preocupantes, ainda existe a possibilidade de contornar a situação, possibilitando uma realidade melhor para as gerações futuras.
Dialogar de forma clara à respeito da doença – e suas consequências – com seus familiares e amigos, incentivando-os à realizar exames e buscar aconselhamento médico, são algumas medidas de prevenção que podem ser adotadas.
Saiba que as diabetes podem não apresentar sintomas e embora não tenham cura, quando diagnosticadas precocemente são mais facilmente tratadas. Em caso do diagnóstico positivo, não é preciso se desesperar: o melhor é seguir as orientações médicas e fazer as devidas alterações na rotina diária.
Nenhum comentário