Um estudo realizado com pacientes do hospital Maria Pia, em Turim (Itália), revelou que café e chocolate diminuem os riscos de doenças cardíacas. De acordo com o médico Sebastiano Marra, diretor do hospital, os benefícios do café podem ser observados à longo prazo e que basta de quatro a cinco xícaras por dia para reduzir problemas no coração.
Para a pesquisa, foram analisados os dados de mais de 10 mil pessoas que consumiam a bebida diariamente, e constatou-se que em decorrência do hábito, elas costumavam ter menos crises de ansiedade e um sono mais tranquilo.
Em relação ao consumo de chocolate, verificou-se os mesmos efeitos positivos nos pacientes que ingeriam chocolates com frequência e optavam pelo produto com maior concentração de cacau (entre 85 a 90% do fruto).
“O grão de café é a substância mais antioxidante que existe na natureza”, explica o Dr. Marra, considerando que a substância ajuda a prevenir não só doenças cardiovasculares, mas também câncer e Alzheimer.
Já o chocolate é rico em flavonoides, composto com propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias que ajudam a combater os radicais livres, que em excesso podem ser tóxicos ao organismo.
Fonte: Revista Exame
Nenhum comentário