De acordo com o Ministério da Saúde, mais de 2 milhões de pessoas vivem com artrite reumatoide no Brasil. A síndrome costuma afetar as articulações das mãos e dos pés, causando dores e inchaços, dificultando a movimentação e comprometendo à execução de tarefas relativamente simples, como segurar objetos.
A doença atinge em maior número a população feminina e também está ligada ao tabagismo e exposição constante à poluentes. Não diferente de outras doenças autoimunes, a artrite reumatoide afeta o sistema imunológico e, no caso dessa patologia em específico, “confunde” as proteínas do organismo com agentes invasores, passando à atacá-las. A ação faz com que o corpo produza ou absorva vitaminas e nutrientes em menor quantidade.
No entanto, segundo um estudo publicado na revista científica Journal of Autoimmunity, a solução para prevenir a enfermidade e suas consequência pode estar justamente na vitamina D, que tem propriedades anti-inflamatórias.
Para a pesquisa, os cientistas da Universidade de Birmingham (Reino Unido) analisaram amostras de sangue e fluidos das articulações de pacientes, com idades entre 40 e 85 anos. Martin Hewison, um dos autores do estudo comenta que a técnica escolhida nunca havia sido testada: “Diferente dos trabalhos anteriores, isolamos diferentes tipos de células do próprio local da inflamação para determinar se as células específicas do sistema imunológico tinham a mesma sensibilidade para a vitamina D”.
O resultado da pesquisa indicou que a indução de vitamina D pode ser bastante satisfatória e, no caso de quem já é portador da doença, seriam necessárias doses complementares do nutriente. Karim Raza, principal autor do estudo considera que “doses mais altas da vitamina podem ser necessárias ou, quem sabe, um novo tratamento com foco na reação à vitamina pode ser a solução”.
Fonte: Revista Veja
2 Comentários
Deixe o seu comentário!
C se descobre e constata essa doença??? Estou c suspeita, mas ainda não.obtive.comprovação.
Gostaria de saber mais a respeito do tratamento com a vitamina D, sou portadora de artrite reumatóide. Qual a dose que posso tomar.