A campanha “Dezembro Laranja” faz parte das ações de conscientização para o câncer de pele, que corresponde a 30% dos casos de tumores malignos na população brasileira. Dados do INCA estimavam que em 2016, mais de 175 mil novos casos seriam diagnosticados.
Com o início das férias de verão, a Sociedade Brasileira de Dermatologia – criadora da campanha – vê na iniciativa um grande potencial: atingir um número maior de pessoas que buscam descanso na praia e aproveitam os dias de sol para recuperar o bronzeado perdido.
A doença tem incidência maior na população acima dos 40 anos, sendo menos comum em crianças e negros (exceto pessoas com histórico de doenças de pele). No entanto, os cuidados com a radiação solar deve ser uma preocupação de todos, independente da idade ou tom de pele, inclusive para quem trabalha sob o sol.
Confira algumas dicas de como prevenir o câncer de pele:
- Use chapéu, óculos e camiseta, mesmo no mormaço;
- Evite a exposição solar entre às 10h e 16h. Adiante seu horário para aquela caminhada na beira d’ água.
- Na praia ou piscina, é recomendado o uso de barraca e guarda-sol. Dê preferência para os feitos de algodão ou lona, que absorvem 50% dos raios ultravioletas.
- Filtro solar é acessório imprescindível e deve ser usado diariamente. Escolha uma marca confiável com proteção contra raios UVA e UVB – fator mínimo 30. Durante as atividades ao ar livre, reaplique o produto a cada duas horas ou menos.
- Observe sua pele e na presença de pintas ou manchas suspeitas, procure a ajuda de um especialista.
Fonte: Veja
Nenhum comentário