Vacinas estão na lista de cuidados para se ter antes de viajar

27 de dezembro 2017

Viajar para o exterior é uma oportunidade de conhecer lugares novos e entrar em contato com diferentes culturas. No entanto, algumas atitudes devem ser tomadas antes de partir, principalmente com relação a sua saúde.

Vacinas estão na lista de cuidados para se ter antes de viajar

As férias de verão já estão aí e se você pretende viajar para o exterior, alguns cuidados são necessários, principalmente com a sua saúde. De acordo com o Conselho Europeu de Assessoria em Saúde de Viagem, embora o pessoal lá fora seja bastante consciente quanto às medidas de prevenção antes de viajar, grande parte deles faz de maneira equivocada: ao passo que 40% dos europeus procuram orientação médica antes de embarcar no avião, 20% deixam para marcar suas consultas com menos de 14 dias.

Além disso, 10% dos europeus quando vai ao consultório médico está com a carteira de vacinação desatualizada. Quanto a essa informação em específico, os especialistas indicam que as atitudes preventivas devem ter início com no mínimo 30 dias antes de botar o pé na estrada, para que você consiga se organizar e agendar as vacinas pendentes. Inclusive, alguns medicamentos levam certo tempo para gerar proteção efetiva para o organismo.

Veja algumas orientações e procedimentos com os quais você deve se preocupar antes de fazer as malas:

  • Diarréia: Causada por microorganismos presentes na água e alimentos. Como ainda não existe vacina para prevenção, atente para a procedência da água local. Se não for potável, dê preferência para ingerir líquidos com embalagem fechada, vendidos no supermercado ou no hotel. A orientação também serve para alimentos que necessitam de higiene para sua produção.
  • Hepatites A, B e Febre Tifóide: Existem vacinas que imunizam contra o trio. As duas primeiras são necessárias em qualquer momento da vida, enquanto a última somente no caso de escolher destinos nos quais é possível ser infectado com a doença, como Índia, África Ocidental e Peru.
  • Meningite: A vacina ACWY Meningocócica protege contra vários tipos de meningite. A ACWY faz parte do calendário de vacinas obrigatórias e caso você não tenha sido vacinado na infância, converse com seu médico.
  • Febre Amarela: A vacina contra a febre amarela é essencial para, inclusive, entrar em alguns países. Caso você não tenha o certificado de imunização contra a doença, talvez sua viagem possa ir por água abaixo.

No site da Agência Nacional de Vigilância Sanitária tem uma lista completa com orientações para quem deseja partir rumo ao exterior, com dicas sobre vacinas e outros procedimentos exigidos em cada país. Boa Viagem!

Fonte: Saúde (Abril)


5 Comentários

Deixe o seu comentário!

Nuclear

(13) 3222.4880 / 3221.1219

Av. Dr. Bernardino de Campos, 47 | Vila Belmiro | Santos

Estacionamento no local.

OUVIDORIA


Envie suas sugestões, reclamações, denúncias e elogios utilizando o formulário abaixo.

* Campos obrigatórios.