Alergias, gripes e resfriados não são exclusividade de temperaturas baixas e dias chuvosos. Durante o verão, o calor excessivo tende a deixar o ar mais seco e aliado a outros fatores como o constante uso do ar-condicionado – que ajuda a proliferar o vírus – o número de casos costuma ser bastante significativo.
Já existe a vacina que imuniza contra o vírus influenza A, responsável pela “gripe comum”, e recentemente, pesquisadores da Universidade Edinburgh Napier (Escócia) anunciaram que a cura de resfriados pode estar bem próxima.
De acordo com a pesquisa, o tratamento seria baseado em biomoléculas existentes no organismo de seres humanos e animais (peptídeos antimicrobianos). Durante o estudo, foi observado o comportamento do rinovírus (vírus do resfriado comum) em contato com peptídeos encontrados em porcos e ovelhas e as respostas foram bastante satisfatórias.
O professor e especialista em infectologia Peter Barlow comenta que “a pesquisa ainda está nos estágios iniciais, mas nós vamos, em última análise, tentar desenvolver medicamentos para tratamentos que possam curar o resfriado comum”.
Enquanto aguardamos os avanços referentes à pesquisa, algumas atitudes podem reduzir o contato com o vírus: cuidados com a alimentação e a ingestão de líquidos ajudam a manter o corpo saudável e hidratado, aumentando a imunidade do organismo. Também é importante evitar lugares fechados com ar-condicionado, ambientes aglomerados e manter sua casa arejada.
Fonte: BBC
Nenhum comentário