O Dia Mundial do Rim foi lembrado na última quinta-feira (8) com o objetivo de conscientizar pessoas ao redor do mundo sobre a importância da prevenção, assim como o diagnóstico precoce e tratamento das doenças renais.
Sintomas como falta de apetite, cansaço, náuseas e vômitos frequentes, além da perda de massa muscular e anemia estão relacionados com a doença renal crônica, que de acordo com o Ministério da Saúde atinge cerca de 10% da população brasileira.
Como a doença renal crônica é silenciosa – alguns dos sintomas podem se manifestar apenas nos estágios mais avançados – a grande preocupação dos órgãos de saúde é com a questão da prevenção, já que problemas como obesidade, hipertensão e tabagismo contribuem para o aumento dos riscos da doença, que tem maior incidência na população acima dos 60 anos.
Estudos indicam que um em cada 5 homens e uma em cada 4 mulheres, com idades entre 65 e 74 anos, são diagnosticados com doença renal crônica. Metade dos casos da doença está na população com 75 anos ou mais.
Mudanças no estilo de vida e cuidados com a alimentação, assim como a prática de atividades físicas que respeitem as idades e condições dos idosos são a melhor forma de combater o que alguns especialistas já consideram “uma das epidemias do século”.
Especialmente para as mulheres
A instituição World Kidneys Day realiza ações em diversos países, com o objetivo de educar e alertar as pessoas sobre os cuidados com a doença renal. Neste ano a organização escolheu o Dia Internacional da Mulher como data oficial para parte dos eventos e ações, justamente pelo foco da campanha de 2018 ser a população feminina.
Segundo a organização, cerca de 195 milhões de mulheres em todo o mundo convivem com doença renal crônica. O diagnóstico tardio e complicações nos estágios mais avançados da doença resultam em 600 mil óbitos por ano.
A Sociedade Brasileira de Nefrologia é o órgão responsável por coordenar a campanha em todo o país. Sob o tema “Saúde da Mulher: Cuide dos Seus Rins”, a instituição promoverá em parceria com organizações públicas e privadas diversas atividades ao longo do mês de março,‘O Mês da Mulher’.
Para mais informações sobre a campanha, acesse o site da SBN, https://sbn.org.br/dia-mundial-do-rim/.
Nenhum comentário