Com a chegada do verão, a estação também anuncia pancadas de chuva durante a temporada mais quente do ano. O que parece uma previsão do tempo é na verdade um alerta para os cuidados que você deve ter nos dias em que estiver curtindo uma praia com sua família e amigos.
Chuvas fracas e temporais costumam vir acompanhados por ventanias, trovões e raios e as chamadas “chuvas de verão” tendem a trazer nuvens que geram raios. É aí que mora o perigo: a descarga elétrica de um raio no mar ou na faixa de areia próxima da água pode ter efeitos desastrosos.
Para você ter uma noção, se uma pessoa estiver nadando à até 50 metros do ponto de onde caiu o raio, ela pode receber uma descarga elétrica de mais de 300 miliampères, o suficiente para sofrer um ataque cardíaco fulminante.
Por isso, todo cuidado é pouco. Alguns sinais indicam quando está na hora de deixar a diversão de lado, fechar o guarda-sol e escapar de problemas, confira:
- Aumento na quantidade de nuvens que não necessariamente são de chuva, mas que são grandes o suficiente para esconder o sol.
- Rajadas de vento;
- Trovões;
- Olhe para o horizonte: é possível ver de longe nuvens carregadas vindo do mar ou se formando na parte serrana.
- Percebendo uma grande nuvem escura se movimentando do mar em direção à praia, recolha seus pertences da areia e saia antes que os primeiros pingos de chuva comecem a cair.
- Se os raios começarem antes que você esteja em casa, procure um lugar seguro.
- Evite se abrigar embaixo de árvores, toldos e quiosques.
Fonte: Climatempo
Nenhum comentário