O dia 15 de fevereiro é marcado como o Dia Internacional de Luta Contra o Câncer Infantil. A campanha faz parte do conjunto de ações efetivas de combate à doença, que segundo o Instituto Nacional do Câncer (Inca) pode chegar à mais de 12 mil casos no Brasil em 2018. A iniciativa também visa comemorar a força e superação de crianças e adolescentes que venceram o câncer.
A Childhood Cancer International (CCI), entidade composta por 188 organizações de 96 países vê uma necessidade emergencial de mais ações globais conjuntas para diminuir o número de casos e salvar vidas: a doença atinge por ano em todo o mundo mais de 300 mil crianças menores de 15 anos, além de mais de 85 mil adolescentes entre 15 e 19 anos.
De acordo com o Inca, os tipos de câncer de maior incidência na infância e adolescência são as leucemias, tumores no sistema nervoso central e linfomas. Também estão na lista o neuroblastoma (que atinge células do sistema nervoso periférico), o tumor de Wilms (tipo de tumor renal), o retinoblastoma (que atinge retina e fundo do olho), o tumor germinativo (que atinge as células que originam ovários e testículos), osteossarcoma (tumor ósseo) e sarcomas (tumores de partes moles).
Fique atento aos sinais como:
- Dores de cabeça pela manhã e vômito;
- Caroços no pescoço, axilas e virilha e ínguas que não desaparecem;
- Dores nas pernas que não melhoram e influenciam nas atividades da criança;
- Pintinhas vermelhas ou manchas roxas na pele (como hematomas) que não tenham relação com batidas;
- Aumento de tamanho na barriga;
- Brilho branco em um ou nos dois olhos, que podem ser visíveis quando a criança sai em fotos com flash.
Vale lembrar que todos os sintomas devem ser analisados por um especialista.
A Nucleomed reitera seu compromisso com a saúde e apoia a Campanha Internacional do Combate ao Câncer Infantil. Aproveitamos para lembrar que temos exames e procedimentos específicos que auxiliam no diagnóstico e tratamento dos tipos de câncer infantojuvenil.
Nenhum comentário