Médicos e especialistas indicam que o consumo desenfreado de açúcar e alimentos gordurosos podem apresentar – a curto e a longo prazo – resultados nocivos ao organismo. Inclusive, portadores de doenças crônicas, em especial diabéticos, devem ter atenção redobrada com a alimentação, de modo a controlar a glicose no sangue e suas oscilações, (hipoglicemia e hiperglicemia) prevenindo os riscos de complicações nas artérias, rins, olhos e outros órgãos.
Recentemente falamos sobre a importância de dedicar um tempo para o café da manhã e o quanto a refeição é essencial para equilibrar as calorias e a quantidade de comida ingerida nas outras refeições, reduzindo os problemas relacionados ao desequilíbrio alimentar.
Aos diabéticos, recomenda-se a ingestão de fibras em todas as refeições, pois os componentes regularizam o funcionamento do intestino e auxiliam no controle dos níveis de açúcar na corrente sanguínea. Algumas dicas e substituições podem auxiliar na inclusão de fibras na primeira refeição do dia:
Mingau de aveia com leite desnatado: para deixar a receita ainda mais nutritiva, recomenda-se incluir uma porção de castanha-do-pará, quinoa e pitadas de canela. O resultado será um composto rico em fibras, proteínas e gordura saudável.
Pão integral com sementes: Seja chia, linhaça, nozes ou nas mais diversas variações, pães com sementes são facilmente encontrados nas prateleiras dos supermercados. Escolha o de sua preferência e não abuse do número de fatias. Fique atento também aos rótulos dos produtos, para garantir que a quantidade de farinha integral usada para a fabricação seja relevante.
Iogurte batido com suco natural: Opte pela versão desnatada, por ser zero gordura, rica em proteínas e contribuir para o aumento dos níveis de cálcio, que ajudam a fortalecer os ossos e controlam a pressão.
Cereais sem açúcar com leite desnatado: A mistura também é benéfica para o intestino e fica ainda mais saborosa com a adição de frutas, que são fontes de vitaminas e minerais.
Suco verde: Hortaliças, frutas e água podem oferecer mais vitaminas que um copo de suco de laranja. Use a criatividade e experimente as diversas combinações, extraindo o melhor de cada elemento.
Fonte: Revista Saúde
Nenhum comentário