Uma pesquisa recente, publicada pela revista europeia The Lancet, avaliou que o período da tarde é o melhor para se realizar cirurgias cardíacas. A polêmica constatação, feita por cientistas da Universidade de Lille, na França, identificou que os pacientes que foram submetidos à operações no miocárdio após o meio-dia tiveram menores chances de sofrer complicações nos meses seguintes à cirurgia.
Para a pesquisa, a equipe liderada pelo médico David Montaigne analisou as fichas de mais de 590 pacientes, que foram submetidos à troca de válvulas aórticas em períodos diferentes. Depois de 500 dias, constatou-se que problemas pós-cirúrgicos apareceram em maior número no período matutino que no vespertino. Foram 18% contra 9% dos casos.
A composição do estudo também foi dada mediante à biópsias realizadas em 16 dos voluntários da manhã e outros 14 da tarde, nas quais os pesquisadores verificaram que o tecido cardíaco dos pacientes teve comportamento distinto: os do segundo período se recuperaram melhor e mais rápido após o procedimento cirúrgico, sem a utilização de oxigênio.
Dr. Montaigne e sua equipe acreditam que o comportamento do coração nos diferentes períodos tem relação com alguns genes que são responsáveis por regular o relógio biológico. “Nossas descobertas sugerem que isso acontece porque o mecanismo biológico por trás do dano é afetado pelos ciclos circadianos das pessoas e os genes que os controlam. Mover as cirurgias para a tarde pode reduzir o risco dos pacientes terem problemas no futuro.”
Fonte: Super Interessante
Nenhum comentário