Estudo indica que cafeína pode reduzir mortes por doença renal

4 de dezembro 2017

O consumo de cafeína pode ser uma saída para o tratamento de doenças renais. É o que indica um estudo realizado em Lisboa, apresentado recentemente.

Estudo indica que cafeína pode reduzir mortes por doença renal

Um estudo desenvolvido por cientistas do Hospital Lisboa Norte, de Portugal, verificou que o consumo de cafeína tem efeito protetor para pacientes de doença renal crônica. A novidade foi apresentada no encontro anual da Sociedade Americana de Nefrologia, realizado em Nova Orleans (EUA).

Os pesquisadores analisaram a relação entre cafeína e mortalidade em 2.328 portadores de DRC, utilizando dados da Pesquisa Nacional de Saúde e Nutrição, durante os anos 1999 e 2010, e observaram uma associação inversa dose-dependente, na qual doses em maior proporção resultaram em longevidade nos pacientes: verificou-se que os pacientes do segundo e terceiro quartil de cafeína apresentaram menores riscos de mortalidade em comparação aos do primeiro quartil.

Para o Dr. Miguel Bigotte Vieira, coordenador da pesquisa, embora haja a necessidade de maior investigação sobre o tema, a descoberta pode ser uma saída simples para os tratamentos de DRC: “Estes resultados sugerem recomendar aos pacientes com doença crônica renal que consumam mais cafeína, já que a atitude pode reduzir a mortalidade. Isto representaria uma opção simples, clínica benéfica e barata”.

Fonte: Boa Saúde


Nenhum comentário

Deixe o seu comentário!

Nuclear

(13) 3222.4880 / 3221.1219

Av. Dr. Bernardino de Campos, 47 | Vila Belmiro | Santos

Estacionamento no local.

OUVIDORIA


Envie suas sugestões, reclamações, denúncias e elogios utilizando o formulário abaixo.

* Campos obrigatórios.