Uma revisão de estudos australianos considera os benefícios do ômega-6 para a saúde. A gordura está presente em alimentos como ovos, carnes de frango, peixe e peru, além de nozes e óleos de girassol, milho, soja e linhaça.
“Nossas descobertas sugerem que uma simples mudança na dieta pode proteger as pessoas do desenvolvimento de diabetes tipo 2, que atingiu níveis alarmantes em todo o mundo”, afirma o Dr.Jason Wu, principal autor do estudo.
A preocupação do médico não é à toa: dados da Federação Internacional de Diabetes (IDF) estimam que, em 2040, 642 milhões de pessoas devem desenvolver diabetes ao redor do mundo, sendo 570 milhões com o tipo 2 da doença.
A pesquisa, publicada no jornal Lancet Diabetes & Endocrinology sugere que o consumo de alimentos que contém ômega-6 ajuda na redução dos riscos de desenvolvimento da doença.
Para o estudo, os cientistas analisaram dados de cerca de 40.000 voluntários adultos, entre 49 e 76 anos. Com o auxílio de estudos anteriores, a equipe verificou que pessoas que tinham maiores níveis de ácido linoleico (uma versão do omega-6) no sangue reduziram em 35% os riscos de desenvolver diabetes tipo 2 em comparação aos que tinham níveis mais baixos da gordura, que não é produzida pelo organismo voluntariamente.
Ou seja, incluir alimentos ricos em ômega-6 em sua dieta talvez seja importante. No entanto, a moderação no consumo se faz necessária, já que gordura em excesso contribui para o aumento das taxas de colesterol e obesidade, fatores atribuídos à diabetes e outras doenças metabólicas.
Outras alternativas para reduzir os riscos da doença são alimentação balanceada, rica em frutas, legumes e verduras, aliada à prática de exercícios físicos.
Fonte: Saúde (Abril)
Nenhum comentário