O mês de dezembro anuncia que mais um ano chegou ao fim e com ele, a preocupação em cumprir os prazos do planejamento da empresa e conciliar os afazeres domésticos com situações relativas à época tornam a vida de qualquer pessoa um verdadeiro dilema.
Terminar aquela reforma, preparar os pratos de doce ou salgado para a “festinha” na escola do filho – que inclui ajudá-lo a ensaiar a coreografia e decorar a fala para a apresentação – comprar presentes para a família e amigos, planejar a ceia… ufa, isso causa um desgaste e tanto!
Se não bastasse, as ofertas tentadoras das lojas e supermercados aumentam a concentração de pessoas no trânsito, nas ruas, nos shoppings e centros comerciais. Isso tudo somado ao calor que antecede o verão e contribui para o aumento do suor corporal, ansiedade e estresse momentâneo.
Pesquisas indicam que o estresse aumenta em 75% no último mês do ano. Sentimentos como insatisfação, angústia, irritação e nervosismo estão relacionados com o estresse, que também pode apresentar dores no corpo, baixa imunidade, problemas gastrointestinais e cardíacos.
Veja algumas dicas que podem ajudar a evitar a situação:
- Mantenha a paciência – Controle os ânimos! Lembre-se que ao mesmo tempo que você está preocupado em cumprir seus afazeres antes das vésperas de Natal e Ano Novo, outras pessoas também estão com o mesmo propósito. Por isso, planeje seus horários e antes de sair de casa, tenha consciência de que os lugares podem estar mais cheios do que você imagina.
- Fique com os amigos – Esforce-se para ir às festas e confraternizações nas quais as pessoas que estiverem lá realmente sejam importantes para você. Estar entre amigos e pessoas queridas fará com que você se concentre nas conversas e risadas ao invés de reclamar do cardápio ou do local.
- Seja tolerante – O convívio em família talvez seja uma tarefa difícil para muita gente. No entanto, evitar conflitos e tratar as pessoas com diplomacia pode ser a melhor saída, principalmente se estiver recebendo parentes em sua casa. Evite assuntos embaraçosos ou mal resolvidos, procure ser educado e respeite as opiniões contrárias à sua, com o intuito de deixar o ambiente mais harmonioso.
- Menos exageros, mais conversas – Os excessos na comida podem facilmente ser controlados, se você lembrar que está mais alí pelas pessoas do que pela refeição. A ceia de Natal é um momento de relembrar e saborear com carinho aquela receita que sua avó fazia e que alegrava a todos.
- Relaxe – Antes ou depois de finalizar as tarefas diárias, dedique um tempo para você. Tome um banho demorado, ouça aquela música especial, pratique um esporte ou faça uma caminhada.
Fonte: Minha Vida
Nenhum comentário