Se há algo das sobras de Natal que você deveria aproveitar para entrar o ano com tudo são as frutas da época. Algumas frutas típicas do verão – como amora, cereja e jabuticaba – compõem a mesa nas festas de final de ano e contribuem para um visual mais colorido, bonito e saudável na noite da ceia.
Após aquela comilança toda, o corpo precisa se desintoxicar da grande quantidade de alimentos gordurosos que ingerimos durante dias de comemoração e nada melhor que investir no consumo de frutas, verduras e legumes para dar um descanso ao organismo.
Mudar o cardápio nos primeiros dias do ano também podem te ajudar a eliminar os quilinhos ganhos durante as últimas semanas de dezembro. Alie a nova dieta à ingestão de líquidos (água, chás e sucos naturais) e a prática de exercícios diários.
Saiba os benefícios que algumas frutas da época podem trazer à sua saúde:
- Amora – Fonte de vitaminas E, C e K, a amora é rica em fibras e ajuda a regular o intestino e emagrecer. Ingerir cerca de 100 gramas da fruta equivale à 14% da quantidade de fibras diárias necessárias para um bom funcionamento do organismo.
- Cereja – Assim como outras frutas vermelhas, tem alta concentração de vitamina C e possui propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias. Também traz em sua composição a pectina, elemento que auxilia na saúde intestinal e previne contra a obesidade e diabetes tipo 2.
- Damasco – O consumo regular da fruta está relacionado à redução de doenças cardíacas e atua na saúde dos olhos. No entanto, a versão seca deve ser consumida com moderação, pela concentração de nutrientes e açúcares.
- Framboesa – Alimento rico em vitamina C, possui manganês, elemento que aumenta a imunidade e ajuda na formação dos ossos. A framboesa também está relacionada à redução de gordura no fígado e ao tratamento de doenças como o Crohn, além de atuar nos sistemas nervoso e reprodutor.
Dentre as frutas do mesmo tipo, é a que apresenta maior concentração de fibras.
- Jabuticaba – Não subestime o poder da “pequena notável”: a mais brasileira dentre as frutas, possui alta concentração de água, minerais e açúcares. Sua casca também é rica em propriedades que ajudam a reduzir a glicose e o colesterol na corrente sanguínea, além de atuar na prevenção da gordura corporal.
- Lichia – A frutinha de origem chinesa conta com água, minerais, fibras e açúcares. A casca e a semente embora não sejam comestíveis também contêm nutrientes. Já a polpa, tem propriedades antioxidantes e função antimicrobiana.
Fonte: Revista Saúde
Nenhum comentário