Os benefícios do sorriso para a saúde

18 de janeiro 2018

Sorrir, rir, gargalhar… atitudes que não só contribuem para o bem estar emocional mas físico. No Dia Internacional do Riso, saiba quais os benefícios que um sorriso ou uma boa gargalhada podem trazer a saúde.

Os benefícios do sorriso para a saúde

Demonstrar alegria ou satisfação por meio de um sorriso é uma atitude admirável e que aproxima as pessoas. Você pode não admitir, mas receber um sorriso pela manhã pode tornar o seu dia mais feliz e é quase inevitável não sorrir de volta, transformando o ato em um momento de bem-estar coletivo.

O ditado popular “rir é o melhor remédio” tem realmente um fundamento: especialistas indicam que sorrir faz bem para a saúde não só mental mas física, inclusive fortalecendo o sistema imunológico. Estudos afirmam que rir diminui o risco de doenças cardíacas, contribuindo para o aumento do colesterol bom no organismo – o que ajuda no controle das diabetes – e para a redução da pressão arterial.

Dar uma boa gargalhada também é benéfico para os pulmões. A atitude faz com que o órgão absorva mais oxigênio pela inalação de mais ar e expiração mais forte. Gargalhar também auxilia na digestão, já que quando rimos, os músculos mais estimulados são os abdominais, fazendo uma espécie de “massagem” no sistema gastrointestinal, o que ajuda na absorção dos alimentos.

Além disso, rir das situações cotidianas e até de si mesmo é uma forma de liberar a endorfina, hormônio responsável pelo relaxamento e pelo prazer. Também conhecido como ‘o hormônio da felicidade’, a endorfina é capaz de reduzir sensações como estresse e ansiedade, sendo uma alternativa natural para tratar a depressão.

Por essas e outras razões, sorrir é tão importante. Ria mais, sua saúde agradece!


Nenhum comentário

Deixe o seu comentário!

Nuclear

(13) 3222.4880 / 3221.1219

Av. Dr. Bernardino de Campos, 47 | Vila Belmiro | Santos

Estacionamento no local.

OUVIDORIA


Envie suas sugestões, reclamações, denúncias e elogios utilizando o formulário abaixo.

* Campos obrigatórios.