O consumo em excesso de bebidas alcoólicas por homens no ínicio da vida adulta é um dos fatores de risco para doenças hepáticas e outros problemas futuros. É o que indica um estudo realizado por pesquisadores do Hospital Universitário Karolinska, em Estocolmo, na Suécia.
A pesquisa, publicada pela revista Journal of Hepatology analisou dados de mais de 43 mil voluntários, com idades entre 18 e 20 anos. Os participantes eram membros do serviço militar sueco entre os anos de 1969 e 1970, e consumiam álcool regularmente. Fatores como obesidade, tabagismo e doenças cardiovasculares também estiveram presentes na composição do estudo.
Após 38 anos do início do estudo, os cientistas tiveram a resposta que do grupo total, 338 homens foram diagnosticados com doença hepática grave. Embora a quantidade em relação ao grupo total pareça irrelevante, um maior número de voluntários teve problemas de saúde durante a vida em função do abuso de álcool, como alcoolismo e envolvimento com outras drogas.
De acordo com o Dr. Hannes Hagström, principal autor do estudo, o que influencia nos problemas descritos é a quantidade de bebida alcoólica ingerida ao longo da vida. “É muito provável que muitos dos que relataram beber regularmente durante o final da adolescência continuaram ou aumentaram esse hábito ao longo de sua vida adulta”.
Lembramos que a Nucleomed tem exames e procedimentos específicos para o diagnóstico e tratamento de doenças hepáticas. Converse com seu médico e entre em contato com a gente!
Fonte: Fox News
Nenhum comentário