Relação entre envelhecimento e ganho de peso está além do metabolismo

18 de dezembro 2017

Envelhecer faz parte do ciclo de seres humanos e animais. Essa fase da vida merece atenção, principalmente com o ganho de peso. Quer saber o porque é mais difícil emagrecer com o avanço da idade?

Relação entre envelhecimento e ganho de peso está além do metabolismo

Envelhecer implica entre outras coisas, na dificuldade de perder aqueles quilinhos a mais adquiridos ao longo dos anos e engana-se quem acha que a situação tenha a ver somente com o fato do metabolismo ficar mais lento.

Claro que emagrecer é mais fácil quando se é mais novo, principalmente porque na juventude praticamos atividades que gastam mais calorias: saímos para dançar aos finais de semana, caminhamos até o trabalho ou faculdade e temos mais motivação para a prática de exercícios físicos, situações do cotidiano que fazem com que o metabolismo trabalhe mais rápido.

No entanto, o Serviço Nacional de Saúde (NHS), órgão britânico que monitora à saúde e os hábitos da população do Reino Unido menciona outros motivos pelo qual as pessoas demoram mais a perder peso com o passar dos anos, veja alguns deles:

  • Medicamentos – Há quem considere que os sinais de envelhecimento estão associados ao aparecimento dos primeiros cabelos brancos e dores em partes do corpo que os mais novos nem sabem que existem.

A mudança no estilo de vida também propicia o aumento de doenças crônicas, fazendo com que o consumo de medicamentos aumente.

Neste caso, o ganho de peso está relacionado ao efeito colateral de remédios como esteroides, antipsicóticos e insulina.

Entretanto, você não deve interromper o uso dos medicamentos sem conversar com seu médico. Aproveite para questioná-lo se há como substituir por outros medicamentos.

  • Insônia – Dificuldades para dormir ou aquele sono descontinuado durante a noite não só contribuem para o aumento de peso como também para os riscos de desenvolver doenças físicas e emocionais. Quando ficamos mais velhos, as horas de sono costumam ser reduzidas.

Modificar a rotina na parte da noite e manter seu quarto organizado podem ajudar em noites de sono mais tranquilas.

  • Televisão – Assistir TV faz parte do relaxamento necessário para corpo e mente. No entanto, o problema está no que você come enquanto está assistindo seu programa preferido. O mesmo se aplica às horas em frente ao computador ou celular: por serem atividades que prendam a atenção, o consumo de salgadinhos, biscoitos e refrigerantes foge do controle.

A nutricionista britânica Anna Suckling explica que “as pessoas muitas vezes descobrem que, enquanto estão sentadas na frente da televisão, consomem alimentos com alto teor de calorias, como batatas fritas e chocolate”.

Opções de lanches mais saudáveis podem ajudar a controlar exageros.

  • Estresse – O acúmulo de responsabilidades da vida adulta – cuidar da casa, dos filhos, administrar a vida pessoal e profissional – e problemas ligados à realidade das grandes cidades, como violência e congestionamento no trânsito podem causar estresse, fator de risco associado à diversas doenças cardíacas.

O desconforto também tem relação com o aumento de peso, já que as pessoas têm diferentes maneiras de lidar com preocupações e ansiedade.

Descontar na comida não é a melhor maneira de resolver a situação. O melhor é tentar manter a calma frente à situações angustiantes e buscar alternativas que ajudem a eliminar o problema.

Fonte: BBC


1 Comentário

Deixe o seu comentário!

Nuclear

(13) 3222.4880 / 3221.1219

Av. Dr. Bernardino de Campos, 47 | Vila Belmiro | Santos

Estacionamento no local.

OUVIDORIA


Envie suas sugestões, reclamações, denúncias e elogios utilizando o formulário abaixo.

* Campos obrigatórios.