Um melhor funcionamento do organismo depende de bons hábitos diários. A ingestão de água e uma alimentação saudável fazem parte dessa rotina, que inclui horas de sono e a prática de exercícios físicos. De acordo com o Ministério do Esporte, metade da população do país não pratica nenhuma atividade física.
Nos meses que antecedem o verão, elas são as melhores amigas de quem busca a “melhor forma” para curtir a temporada. No entanto, atividades físicas são indicadas para todas as estações do ano, sem restrição de idade.
Vale lembrar que praticar exercícios ajuda no desenvolvimento físico-mental e na concentração, além de atuar como um ótimo relaxante e um elixir da juventude.
Mas você sabia que existem atividades mais apropriadas para cada faixa etária?
Para crianças e pré-adolescentes, atividades lúdicas e cooperativas são as mais indicadas por estimularem coordenação, equilíbrio, força, velocidade, agilidade e ritmo, como: natação, ginástica artística, balé, judô, bicicleta, futsal, basquete, vela e remo.
Adolescentes requerem atividades que estimulem resistência. “É na adolescência que a musculação pode ser inserida, desde que se tenha o acompanhamento de um profissional de educação física, executando um treinamento específico para esta idade”, diz o médico Renato Kalil, especialista em medicina esportiva.
No entanto, por ser uma atividade solitária, deve estar aliada com outra atividade em coletivo, como as modalidades de danças urbanas (dança de rua, hip-hop, freestyle), competições de basquete, futebol, voleibol, ginástica localizada e pilates.
Na fase adulta, momento em que inicia-se a redução de massa muscular corpórea, os exercícios de resistência já citados podem ser boas possibilidades. Crossfit, treinamento funcional, musculação e ioga também podem ser incluídos na rotina.
Por último e não menos importante, idosos podem aproveitar alguns dos exercícios de resistência – musculação, pilates e treinamento funcional – respeitando as limitações da idade e orientações médicas. Segundo Kalil, tais práticas “ajudam a readquirir a massa magra perdida ao longo dos anos, o que se traduz independência, autonomia e mais qualidade de vida”. Caminhadas ao ar livre e hidroginástica também são boas opções.
Fonte: Super Interessante / Exame
Nenhum comentário