A Síndrome de Hashimoto é uma doença autoimune caracterizada por uma reação do sistema imunológico à glândula tireoide, na qual o organismo cria anticorpos que atacam a tireoide. A doença não só provoca alterações na glândula – como nódulos e considerável aumento de peso – mas também pode causar ansiedade e ataques de pânico.
Também chamada de tireoidite crônica, a síndrome tem maior incidência em mulheres acima dos 40 anos. No entanto especialistas indicam que a doença pode se manifestar em diversas fases da vida.
Recentemente a modelo Gigi Hadid, de 22 anos, revelou ser portadora da doença. Em depoimento em uma rede social, Gigi mencionou fatos do início de sua carreira e sobre as exigências feitas às modelos no cobiçado mundo da moda. “Aqueles que falavam que eu era ‘muito gorda para ser modelo’ estavam vendo na verdade (o resultado de) inflamação e retenção de líquido”
Fatores como histórico familiar, exposição à radiação e ser portador de outras doenças autoimunes, como Lúpus e Artrite Reumatóide podem contribuir para o diagnóstico positivo da doença. Alguns sintomas relacionados à Tireoidite de Hashimoto são:
- Cansaço excessivo e lentidão;
- Sensibilidade ao frio com maior frequência;
- Prisão de ventre;
- Rosto pálido e pele seca;
- Inchaço no rosto;
- Unhas quebradiças;
- Queda de cabelo;
- Aumento do tamanho da língua;
- Dores musculares e nas articulações;
- Fraqueza nos músculos;
- Hemorragia menstrual excessiva ou prolongada;
- Depressão;
- Perda de memória.
Embora a doença não tenha cura, ela pode ser controlada com medicamentos. Vale lembrar que todo diagnóstico e tratamento deve ser feito por um especialista.
Aproveitamos para informar que a Nucleomed realiza exames e procedimentos que auxiliam no diagnóstico e tratamento de doenças da tireoide. Converse com seu médico e agende seu exame!
Fonte: BBC
Nenhum comentário