Os temidos ‘vasinhos’ que costumam surgir nas pernas de homens e mulheres são considerados um incômodo de acordo com os padrões estéticos de beleza. No entanto, uma pesquisa desenvolvida por cientistas do Chang Gung Memorial Hospital de Taiwan (China) revelou que a questão estética não é nada se comparada ao problema de saúde que as pequenas veias varicosas podem trazer.
De acordo com o estudo, os vasinhos aumentariam em até 5 vezes o risco de desenvolver trombose, que é caracterizada pela formação de coágulos sanguíneos em uma ou mais veias das pernas. Em estágios mais avançados, a trombose pode causar embolias pulmonar, cardíaca e cerebral.
Os pesquisadores utilizaram dados de voluntários do programa Seguro Nacional de Saúde, de Taiwan. O estudo foi realizado no período de 2001 a 2013 com 425 mil participantes, sendo metade deles com varizes. Ao final do período, Dr. Shyueluen Chang e sua equipe verificaram que no grupo dos pacientes que apresentavam varizes, houve um risco aumentado de 5,3 vezes de desenvolvimento da trombose venosa profunda.
Após a constatação, Dr. Chang considera que “pacientes com varizes merecem acompanhamento cuidadoso e avaliação precoce” como ação preventiva para a doença, que de acordo com o Ministério da Saúde, só no Brasil, foi diagnosticada em mais de 17 mil pessoas.
Dores nas pernas (principalmente nas panturrilhas), sensação de queimação, acompanhada ou não de inchaço e mudança de cor na região afetada – que varia entre tonalidade vermelha ou azul – são alguns dos sintomas apresentados por portadores de trombose. A incidência é maior em pessoas com idades acima dos 60 anos.
Pessoas que permanecem muito tempo sentadas, assim como fumantes e obesos também estão mais propensos a desenvolver trombose.
Nenhum comentário