Cachorros fazem companhia e diminuem os riscos de doenças cardiovasculares

9 de dezembro 2017

Cachorros são ótimos companheiros para uma vida inteira e segundo um estudo realizado na Suécia, eles também podem influenciar na longevidade de seus donos.

Cachorros fazem companhia e diminuem os riscos de doenças cardiovasculares

Parece que cães não só fazem a alegria da casa como também colaboram para a saúde física de seus donos. Uma pesquisa publicada pela revista Nature revela que ter um cachorro ajuda a diminuir os riscos de doenças cardiovasculares.

No geral, cachorros são animais com energia para dar e vender, o que demanda certa disciplina de quem escolhe ter um cão como companheiro. Além disso, o estudo indica que cães estimulam seus donos à prática de atividades físicas.

O estudo foi feito por uma universidade sueca e analisou os dados de mais de 3 milhões de habitantes, durantes doze anos. No início da pesquisa, em 2001, os participantes tinham entre 40 e 80 anos e os cientistas utilizaram métodos de cruzamento de dados – que relacionavam à causa de morte de indivíduos com um sistema de identificação de cães – o que ajudou na constatação. Pessoas com menor propensão à doenças cardiovasculares ou que já haviam feito alguma cirurgia no coração foram descartadas em algum momento da análise.

Como resultados principais, os cães que propiciaram maior qualidade de vida aos donos foram os de caça. Também pessoas que moravam sozinhas ou idosos foram os grandes beneficiados ao longo dos anos: os animais exigiam melhor condicionamento físico dos humanos, que por sua vez, contavam com o apoio do “amigo-cão” para realizar exercícios físicos ao ar livre – fatores que colaboram para o controle da pressão arterial e controle da obesidade, por exemplo.

“Os resultados mostraram que os donos de cães tiveram uma redução de 33% no risco de morte (por doenças cardiovasculares) e 11% de redução no risco de ataque cardíaco”, conta Mwenya Mubanga, principal autor do estudo.

Além disso, como já era de se esperar, a companhia do pet ajuda nos momentos de solidão e no combate à depressão, fatores de risco que aumentam as chances de óbito por doenças cardíacas.

Fonte: Jornal Metro


Nenhum comentário

Deixe o seu comentário!

Nuclear

(13) 3222.4880 / 3221.1219

Av. Dr. Bernardino de Campos, 47 | Vila Belmiro | Santos

Estacionamento no local.

OUVIDORIA


Envie suas sugestões, reclamações, denúncias e elogios utilizando o formulário abaixo.

* Campos obrigatórios.