Especialistas indicam que o mês de Janeiro propicia o aumento de problemas relacionados à saúde mental e emocional – como a depressão – o que tem forte relação com o aumento dos casos de suicídio nos primeiros meses do ano.
Dados da Organização Mundial da Saúde revelaram que os brasileiros são os mais ansiosos no mundo, sendo o quarto país com o maior número de suicídios entre jovens da América do Sul.
O alto consumo de álcool e drogas, insatisfação pessoal, dificuldades nas relações interpessoais e sentimentos advindos de preconceito e bullying são algumas razões que elevam o índice de mortalidade.
Um diálogo claro sobre o tema é uma das formas de compreender as vítimas e evitar situações desastrosas. A campanha Janeiro Branco vem com o intuito de criar uma cultura para a saúde mental, realizando ações de incentivo à vida e ao autoconhecimento.
As hashtags #EUSOUJANEIROBRANCO e #PorUmaCulturadaSaúdeMental se espalharam pelas redes sociais. Sob o slogan “Quem cuida da mente, cuida da vida”, a campanha está no seu quinto ano.
“Por força cultural da simbologia atribuída à virada de ano, as pessoas estão predispostas a pensar sobre as suas vidas em diversos aspectos. Queremos mostrar às pessoas que, como em uma folha em branco, qualquer um pode escrever e reescrever a sua própria história, desenhando e redesenhando novas possibilidades perante a vida”, explica o psicólogo Leonardo Abrahão, criador do projeto.
Acesse o site http://janeirobranco.com.br/ e entenda mais sobre a campanha.
Fonte: Terra
Nenhum comentário