Março é conhecido como o mês da temporada de chuvas intensas em diversas regiões do Brasil, mas também é um momento de conscientizar pessoas em todo o mundo sobre a importância da preservação da água, assim como incentivar instituições na busca por investimento em recursos hídricos sustentáveis.
O dia 22 deste mês é marcado como o Dia Mundial da Água. A data foi instituída pela Organização das Nações Unidas com o objetivo de estudar junto aos órgãos governamentais – por meio de encontros, fóruns e uma massiva campanha nos meios de comunicação – possibilidades para sanar problemas relacionados à distribuição e abastecimento de água potável.
Pesquisas indicam que 30% da população mundial não tem acesso à água potável, motivo mais que suficiente para que organizações públicas e privadas atentem para a situação. Se não bastasse, 60% do esgoto gerado no mundo não recebe tratamento adequado, resultando na contaminação da água potável que já é restrita.
Na prática, a poluição dos rios e fontes de água doce, assim como a falta de saneamento básico resultam em problemas de saúde em crianças e adultos. A ingestão ou contato com parasitas e microrganismos presentes em água contaminada são os principais causadores de doenças como diarréia infecciosa, cólera e leptospirose.
A Nucleomed atenta para os cuidados com a saúde e prevenção de doenças. Converse com seu médico e agende seu exame com a gente!
Nenhum comentário