Dia 20 de março é celebrado o Dia Internacional da Felicidade. A data foi instituída pela Organização das Nações Unidas em 2012, com o objetivo de conscientizar a população mundial sobre a importância de investir em práticas que tragam momentos de bem-estar e conforto. A iniciativa também visa incentivar organizações públicas e privadas das mais diferentes esferas no investimento de políticas públicas inclusivas que tenham a felicidade como missão.
Especialistas indicam que o sentimento é extremamente benéfico para a saúde física e mental: um estudo publicado na revista científica “Applied Psychology: Health and Well-Being” indica que a felicidade está relacionada à possibilidade de uma vida mais longa.
“E a conclusão geral é que o seu bem-estar subjetivo – ou seja, estar feliz com a vida, não estressado e não deprimido – contribui para a longevidade e melhor saúde em populações saudáveis”, explica o psicólogo e professor da Universidade de Utah (EUA) Edward Diener, principal autor do estudo.
Diener e sua equipe investigaram mais de 160 estudos para a confecção da pesquisa. Dentre alguns privilégios, eles identificaram que pessoas felizes têm melhores condições do sistema cardiovascular, assim como do sistema imunológico. Também perceberam que bom humor e gosto pela vida auxiliam na produção de hormônios, além de reduzirem inflamações e aumentarem o processo de cicatrização.
Uma ação feliz
Para apoiar o Dia da Felicidade, a ONU criou uma campanha intitulada “Happy Party”, na qual pessoas do mundo todo podem enviar vídeos de momentos de felicidade e diversão. A fundação fez uma parceria com o cantor e compositor americano Pharrell Williams, autor da música “Happy” – que fez parte da trilha sonora do filme de animação Minions – e tornou a canção tema da campanha mundial.
Para participar, basta gravar um vídeo demonstrando felicidade ao ouvir a música “Happy”, que deve ser usada como trilha sonora da produção. Os melhores vídeos são selecionados e postados pela ONU no site da campanha. Conheça mais sobre a Happy Party em https://www.globalhappyparty.com/.
Fonte: Revista Galileu
Nenhum comentário